Publicação em destaque

Algumas considerações sobre a visualização espontânea de auras

Sarva Yoga - Yoga Holístico

Sarva Yoga - Yoga Holístico
Guia através da Aura

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Chi Kung (Qigong), o precioso auxiliar energético para quem medita


Quando meditamos, se o fizermos bem, a nossa mente acalma. A nossa mente usualmente é comparada a um lago cujas águas são turbulentas em eterna tempestade. A meditação representa a bonança que acalma as águas.

É então que os processos kármicos do nosso inconsciente vêem à tona da água, manifestando-se. É natural que apareçam emoções de profunda tristeza, raiva, etc. Tudo isso tem origem noutras experiências passadas que moldaram o nosso ego.

Até chegar à essência e compreensão da mente, a qual eu vejo como uma cascata de pura luz, sem início nem fim, é preciso limpar a mente para manteremos a sanidade mental. 

Muitas pessoas envolvidas com disciplinas espirituais centram a sua atenção na iluminação, e nesse processo praticam austeridades que ferem seus corpos e agitam as suas mentes. Elas tentam treinar as disciplinas espirituais mais elevadas sem antes solucionar os bloqueios de energia em seus corpos físicos e emocionais. Este modo de proceder pode causar o equivalente a um curto-circuito em seus sistemas, porque certas práticas espirituais podem gerar mais energia do que os seus corpos e mentes podem lidar.

O Chi Kung ou Qigong é uma prática excelente de preparação para qualquer que seja a meditação. Pode ajudar a acalmar a mente agitada e as suas emoções negativas, fortalecer os nervos, desbloquear e tornar a energia mais clara e sobretudo torná-lo saudável.


Falo da minha própria modesta experiência…

Acho que é preciso entender que este sistema de movimentação energético precisa de uma mente que seja treinada no controlo da respiração e para isso o yoga Vinyasa é uma boa base mas também da manifestação da presença o que se verifica para quem pratica meditação.

Aliás, o que me trouxe ao Qigong foi uma necessidade gerada ao praticar meditação. Não só fiquei “perra” ao estar completamente imóvel, durante largos períodos de tempo, mas apercebi-me que precisava de movimentar a energia que libertava durante a meditação. O yoga não estava a ser eficaz porque lhe falta a intenção mental de percepção energética e ficava com cada vez mais poluição mental.

Acabei por perceber que o meu caso não era único quando li a lenda de Boddhidharma, o 28º Patriarca na linhagem do budismo Mahayana e o “inventor” da série Yi Jin Jing (apropriado para quem medita).[i]

No entanto, resolvi começar a entender e interiorizar o movimento do Chi e para isso em primeiro lugar vi uns filmes de dois mestres de Qigong que embora de linhagens diferentes me ensinaram muito.


e


Aliás recomendo verem mais vídeos de Ke Wen, se souberem francês, porque são muito úteis.

O meu guia foi o site espanhol Instituto Qigong Barcelona, graças a ele consegui orientar-me e baseio muitas das explicações escritas dos sistemas Qigong em traduções dos seus originais.




Existem pré-requisitos para a prática de Qigong?

Não. :)

Claro que se estivermos acostumados a fazer yoga, pilates, tai chi chuan, etc, é mais fácil… Isso é evidente.

Se soubermos, também, o que são meridianos e algo sobre a Filosofia Taoísta ou sobre Yoga melhor é… mais suave é o treinamento.

Existem contudo alguns “must know” iniciais que dão muito jeito:

Os 3 Dantian: veja por favor os três tesouros da vida

Existe um grande centro energético que é o Hara e é a partir dele que o Chi se desenvolve…

Podemos associá-lo à associação do chakra raiz com o chakra esplénico enquanto os Taoistas, por terem desenvolvido também o sistema de meridianos, lhe chamam o Dantian inferior e consideram que aí a energia se denomina de Jing… no Dantian médio, chakra plexo solar e chakra cardíaco, é que a energia Yang se combina com a energia Yin e forma o Chi. Subindo mais, na zona da cabeça – chakra laríngeo, frontal e coronário - temos o Dantian superior e a energia é denominada Shen. Esta energia pode ser fortalecida com a boa circulação de Chi.

A respiração é sempre: inspirar em movimentos para cima e para dentro e expirar para fora e para baixo porque a expiração vai limpar o Chi enquanto a inspiração vai movimentar o bom Chi para onde o dirigirmos.
A prática deve sempre terminar como iniciou: com as mãos no Dantian inferior.

Sistemas de Qigong

São múltiplos sistemas, na verdade mais de 100, que foram revisados pela Associação Chinesa Qigong para a Saúde através de um rigoroso método de análise e pesquisa.
Estima-se que, na China, existem mais de 100 sistemas Qigong. Eles podem ser ordenados por uma corrente filosófica, isto é, taoísta, budista ou tibetana; pela escola médica ou marcial; em interno ou externo; em estático ou dinâmico.
Cada autor tenta organizar e classificar a diversidade de estilos, uma tarefa árdua e difícil, à medida que, cada vez mais, as categorias se sobrepõem.

Sistemas dinâmicos

Nos sistemas Qigong dinâmicos, a atenção e a intenção mental são focadas nas cadeias musculares dos membros, braços e pernas, nas quais é exercida uma tensão e distensão suaves, o que favorece o aumento do potencial de energia vital nessas zonas; A diferença de potencial que se origina é aquela que move a Energia vital através dos meridianos dos membros para o tronco para alimentar os órgãos, ou seja, a energia vital flui das zonas de maior a menor concentração ao equilíbrio. Também os movimentos de tensão e distensão que são exercidos em certas zonas actuam sobre o tecido conjuntivo e a fáscia que conecta todo o corpo, favorecendo uma melhor circulação da energia vital em torno e dentro dos órgãos internos.

Os sistemas de Qigong dinâmicos mais conhecidos são os seguintes:

Ba Duan Jin
Shi Er Duan Jin
Wu Qin Xi
Liu Zi Jue
Yi Jin Jing
Mawangdui
Zhang Gong
Da Wu
Wudang Qigong
Wu Xing
Shibashi 1
Shibashi 2
Yi Jin Xing Qi Fa
Xing Qi Yan Shou Fa
Nu Zi Gong
Jing Zhui Gong
Shou Gong
Yan Jing Cao
Hua Shan
Guo Lin
Zhineng

Vou deixar-vos com um deles…




Ba Duan Jin

Ba duan jin é a romanização dos ideogramas chineses, essa sequência de 8 exercícios também conhecida como "Os 8 exercícios elegantes", "Os 8 brocados", "Os 8 Jóias" ou "Os 8 tesouros" estas denominações são muito acertadas porque não há nada mais valioso na vida do que o que nos dá saúde física, emocional e mental.

Existem duas formas de realizar exercícios de Ba duan jin, um sentado e o outro em pé, o primeiro praticado por pessoas com problemas de saúde, razão pela qual é tão utilizado nos hospitais chineses. Os 8 tecidos de seda são uma série de exercícios da Escola Médica Taoísta na qual se cultiva a Energia Vital externamente, ou seja, a partir das extremidades para o corpo, aumentando e activando o fluxo de energia que alimenta o sistema orgânico e consequentemente estabiliza o estado emocional e mental.

Há muitas variações destes exercícios, é importante compreender sua essência e aplicar a intenção mental correta e fazer a coordenação com a respiração, e então verificar depois que, executar qualquer de suas variantes irá fornecer a mesma eficácia. Ao fazer a prática, é conveniente seguir a sequência original, uma vez que cada movimento começa a partir dos resultados do anterior e prepara o próximo.





Segure o céu com as duas mãos para equilibrar o aquecedor triplo · Liang Shou Tuo Tian Li San Jiao 

Equilibra a energia vital do órgão Sanjiao. O movimento vertical, para cima e para baixo regula os 3 aquecedores ou zonas de energia. Este exercício harmoniza a energia, regula a temperatura e a circulação de fluidos entre os sistemas intestinal (jiao inferior), digestivo (jiao médio), respiratório e cardiovascular (jiao superior). Estabiliza a transferência de energia entre os 3 Jiaos.
.Centra, acalma e serena. Este movimento abrange os benefícios dos exercícios seguintes.
.Previne a lordose, cifose e escoliose. Dolores da musculatura dorsal e lombar. Transpiração nocturna. Sensibilidade excessiva ao frio. Melhora a drenagem linfática.

Tensão do arco para disparar uma flecha ao falcão · Zuo You Kai Gong Si She Diao 

Equilibra a energia vital dos pulmões e do intestino grosso, também do coração e do intestino delgado. O movimento de extensão e relaxamento horizontal abre e fecha a caixa torácica massajando suavemente os pulmões. A parte anterior do tórax estimula a glândula timo.
. Combate a depressão, a tristeza e a melancolia. A pessoa sente mais alegria e tem mais vontade de viver. Melhora a coordenação. Trabalha a lateralidade.
. Previne os resfriados, bronquite, laringite, sinusite, e pneumonia, asma crónica, rinite alérgica, colite, diarreia e obstipação, acne, eczema, dermatite devido a excessos de alimentos (açúcares e gorduras), psoríase.



Separe o céu e a terra para equilibrar o baço e o estômago · Tiao Li Pi Wei Xu Dan Ju

Harmoniza a energia do baço, pâncreas e órgãos do estômago. Quando você estica uma mão para cima e a outra para baixo, o tecido conjuntivo é activado para as diagonais, depois relaxa, o que proporciona uma massagem suave nos órgãos que estão localizados no centro do corpo.
. Cultiva a compaixão e empatia, desenvolve a tolerância. Facilita a rápida adaptabilidade ao meio ambiente. Elimina as manias e atenua as obsessões. Melhora a coordenação. Trabalha a lateralidade.
. Previne a pancreatite. Diabetes. Gastrite, dispepsia e indigestão. Gastroenterite. Úlcera gastroduodenal. Linfangite e adenite (Inflamação de vasos e nodos linfáticos). Mialgia, miastenia, miopatia e miosite.



Olhe para trás para prevenir doenças · Wu Lao Qi Shang Wang Hou Qiao 

Estabiliza o Sistema Nervoso Central (SNC). A torção do pescoço massagens e estimula a área cervical e a medula oblonga onde se localiza o controlo central do sistema neuro-vegetativo simpático e parassimpático. Massagens da circulação carotídea e vertebro basal.
. Favorece a regulação do Sistema Nervoso. Este exercício é calmante. Serena e apaziguar o personagem. Indicado para combater o nervosismo e os estados de alteração mental.
. Previne problemas das vértebras cervicais. Regula a pressão arterial elevada.



Mova sua cabeça e abaixe seu corpo para aliviar o stress. Yao Tou Bai Wei Qu Xin Huo 

Equilibra a energia do coração e órgãos do intestino delgado. A extensão e relaxamento que o exercício exerce na área lateral do tronco estimula os pulmões. Quando a energia de fogo do coração é exagerada, a energia metálica dos pulmões é posta em operação e age após o ciclo de Rebelião, absorve o calor do fogo e o controla.
. Este exercício acalma e tranquiliza. Alivia o stress, ansiedade e angústia. Estabiliza os movimentos de humor. Especialmente indicado para insónia. Quando a energia do coração está em harmonia, todos os sentimentos são equilibrados.
. Previne taquicardia, palpitações e arritmias. Endocardite, miocardite e pericardite. Hipertensão e hipotensão. Dor de cabeça e enxaquecas. Arteriosclerose. Varizes. Gengivite e glossite.



Massaje as costas e as pernas e toque a ponta dos pés para fortalecer os rins · Liang Shou Pan Zu Gu Shen Yao

Equilibra a energia vital do rim e da bexiga. À medida que você se inclina para a frente, o diafragma massaja os rins e as glândulas supra-renais.
. Fortalece a vontade. Combate a debilidade e a preguiça. Dissolve medos e fobias. Atenua a timidez. Desenvolve segurança e confiança nas próprias habilidades.
. Previne Nefrite e Nefrosis. Cálculos renais. Cistite. Dor lombar e ciática. Otite e zumbido (zumbido nos ouvidos). Osteoporose, osteartrite, osteomalácia, osteomelalgia, osteomielite, periostite. Dor nas articulações, artrite e osteoartrite. Bursite (inflamação de cápsulas sinoviais). Gota (inflamação das articulações pelo ácido úrico). Regras dolorosas, dismenorréia e amenorréia. Disuria e Enuresia. Inatividade sexual, frigidez, impotência e esterilidade. Previne a alopecia.



Aperte os punhos com olhos irritados para aumentar a força · Quan Nu Mu Zeng Qi Li
Equilibra a energia vital do fígado e da vesícula biliar. A acção horizontal do punho permite uma abertura e fechamento alternados da caixa torácica que massaja o fígado através das costelas flutuantes. A rotação do punho gera um encadeamento de tendões desde a mão até ao ombro, além de também tonificar a vista graças à tensão e relaxamento dos músculos oculares. A ativação do tecido do tendão e da visão estabiliza a energia do fígado porque pertence à mesma esfera de energia: a madeira.
. Cultiva a bondade. Facilita a capacidade de fazer planos no médio e longo prazo. A pessoa toma decisões de forma rápida e segura, sabe o que quer. Acalma o nervosismo. Atenua a raiva. Isso mitiga o desejo de vingança e alivia o sentimento de culpa por situações que aconteceram no passado.
. Previne a hepatite. Colecistite (cálculos biliares). Acetona. Cirrose. Ascite. Icterícia. Conjuntivite. Estabiliza a miopia, atenua a fadiga ocular.



Levante e abaixe seus calcanhares para curar doenças · Bei Hou Qi Dian Bai Xiao Biao

Equilibra a energia de todos os órgãos. O ressalto proporciona uma vibração agradável para a fáscia que conecta todos os órgãos internos, ajustando o nível de energia global de todos eles.
. Desenvolve a capacidade de se concentrar. Coleccione os benefícios dos exercícios anteriores.

. Ele impede todas as doenças. Também osteoporose e fibromialgia.



[i] Se estiver interessado em saber mais, envie um e_mail para curadora64@gmail e receba um livro grátis sobre Qigong.



Paz e Amor
Curadora64

Copyright © Curadora64  All Rights Reserved. You may copy and redistribute this material so long as you do not alter it in any way, the content remains complete, and you include this copyright notice link:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

copyscape

Protected by Copyscape

DUAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÕES PASSIVAS - OSHO

Qigong

Sobre o Amor

Adam Kadmon

Meridianos MTC

Kundalini

viagem astral

Toroide - Energia Livre

Formas de Pensamento

A Grande Invocação

Aura - o que é?

Controlo da Mente

Vida ET


"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."- Carl Sagan
Posted by Auras, Cores e Números on Sábado, 29 de agosto de 2015

Chakras (https://www.facebook.com/espacoasasdeluz/videos/1080471148631502/)

Deva Premal - playlist

Daiqing Tana - OM MANI PADME HUM